A Dependência Química é uma doença seria que acomete qualquer pessoa de qualquer idade. Ela não escolhe gênero, classe social ou etnia. E pode ser mortal para a saúde da vítima e dos entes queridos.
Nós sabemos que, quando uma pessoa se torna dependente de drogas, é uma situação difícil em que, sem ajuda, é quase impossível, sair dela sozinho.
E é papel da família e dos amigos estar ao lado, porque o dependente químico também sofre com a sua situação, e é justamente o seu sofrimento que, na maioria das vezes, ocasiona o consumo de drogas e o leva a achar que esse consumo é a solução para seus problemas.
Como lidar com a Dependência Química de um ente querido?
A resposta para essa pergunta é simples, mas nem sempre fácil de ser praticada, pois exige paciência, carinho, resiliência, empatia e companheirismo.
Lidar com uma pessoa com dependência química não é fácil nem de longe. E é compreensível que muitas pessoas acabem se afastando de um dependente, tendo em vista que, ninguém quer ter a obrigação de lidar com o sofrimento de outra pessoa.
Além do mais, muitas pessoas têm preconceito com dependentes químicos ou ex dependentes, crendo que são pessoas perigosas que em algum momento podem ter recaída e fazer algum mal.
Esse preconceito está presente em muitas famílias e é preciso desconstruí-lo para que, as vítimas da dependência química consigam seguir em frente com o tratamento e, até mesmo após sua recuperação, para voltar para a sociedade e trilhar seu caminho de forma mais feliz.
O papel da família com um dependente químico
Estar ao lado da pessoa com dependência química que é próxima a você, é um grande passo para ajudar essa pessoa a se livrar das drogas e a se recuperar delas.
O carinho, o companheirismo, a empatia e paciência que você der a essa pessoa, vai ajudá-la a se sentir acolhida e pronta para enfrentar qualquer situação.
A dependência não é algo fácil de se livrar, portanto, quanto mais pessoas demonstrando apoio e incentivando à melhora, mais confortável será a reabilitação.
É preciso ajudar e estar ao lado para que tudo dê certo no final.
Acompanhamento psicológico para vítimas da dependência química
Além de tudo, é de suma importância, que o dependente se submeta a uma internação. Pois é numa instituição, com profissionais capacitados, que ele será tratado da forma que precisa para se reabilitar.
O que o dependente em drogas precisa é de uma clínica como a Livre Para Viver, que possui um atendimento 100% humanizado, que abomina qualquer tratamento desumano e abusivo, e entende que se trata de seres humanos que possuem problemas e precisam de ajuda, como qualquer pessoa normal.
Não hesite em pedir ajuda profissional, um ente querido não deve enfrentar sozinho a dependência química e nem de qualquer jeito.
Nossa clínica possui terapeutas, psicólogos, profissionais da saúde e inúmeras atividades terapêuticas que ajudarão qualquer dependente a voltar a ter uma vida mais liberta e feliz.
Entre em contato conosco, nós podemos ajudar. CLIQUE AQUI.